Junta de Freguesia Vilarinho dos Freires | GRANJA
16192
page,page-id-16192,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

GRANJA

Situada entre vinhedos de pura magia vinícola, num acesso que outrora fora bem difícil e que tinha uma população significativa, encontramos a Granja! Nesta bela localidade com vistas que se perdem nos vinhedos que a circundam, encontramos a famosa Capela de Santo Amaro, alvo de grande devoção por parte de todos os seus habitantes. É ao 15º dia de janeiro que se celebra uma missa em honra deste Santo. É um dia de festa e toda a aldeia participa com grande devoção e fé na celebração litúrgica. Já vão longe os dias de bailarico que atraía gentes da cidade. Hoje, esta aldeia foi, tal como tantas outras espalhadas pelo nosso país, alvo de desertificação por parte dos jovens que lá nasceram. Apesar de pequena, na Granja, os seus habitantes distinguiam a Granja de cima da Granja de baixo e tem ainda ramificações por alguns cantinhos que se estendem praticamente até à Presegueda. Dentre elas, é de destacar o lugar da Pitarrela, o lugar das Paredes e ainda o lugar do Montes, onde agora se pode usufruir de turismo rural, nomeadamente na quinta do Vallado. Sendo a mais pequena das aldeias da freguesia de Vilarinho dos Freires, acaba por ter uma grande área de nobres vinhedos e de onde saem vinhos generosos para todo o mundo, ou não estivéssemos a falar de uma localidade inserida na mais antiga região demarcada do mundo: o Douro.

A Granja foi também palco do empreendorismo de uma das figuras mais emblemáticas da região no século XIX, falamos de D. Antónia Adelaide Ferreira. Conhecida e carinhosamente aclamada por “Ferreirinha”, esta mulher de coragem, abastada, proprietária de muitas vinhas, preocupava-se simultaneamente com as condições sociais das famílias dos seus trabalhadores. Travou várias batalhas em prol do progresso do Douro: lutou contra a falta de apoio dos governos, insurgiu-se conta a compra de vinhos a Espanha, empenhou-se na descoberta, em Inglaterra, sobre a estratégia da erradicação da filoxera e da implementação das práticas mais evoluídas para a vinha. Mas tarde chegou a deter perto de 30 quintas. A Quinta do Vallado é uma dessas quintas geridas pelos bisnetos da “Ferreirinha” cuja a notoriedade dos vinhos vinhos levam as terras de Vilarinho dos Freires aos quatro cantos do mundo.